O que é Síndrome de Burnout?

Home / Blog / O que é Síndrome de Burnout?
O que é Síndrome de Burnout?

 

O que é Síndrome de Burnout?

A Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico causado por esgotamento físico e/ou mental intenso, relacionada à vida profissional.

Geralmente acontece com profissionais que lidam com pressão emocional, decorrente de atividades, situações ou relacionamentos estressantes constantes.

Quais são os sintomas de quem está doente?

Os sintomas físicos de modo geral são: cansaço excessivo, dores de cabeça, distúrbios do sono, problemas digestivos, dores musculares, entre outros, sem causas aparentes.

Os sintomas psicológicos são decorrentes de pensamentos distorcidos, que resultam em baixa autoestima, irritabilidade, dificuldade de concentração, sensação de fracasso, de esgotamento, entre outros sentimentos negativos. Além de sintomas característicos de transtorno de ansiedade e/ou depressão.

O indivíduo pode, como consequência desses sintomas, desenvolver perfeccionismo ou negligência de suas atividades, perda de interesse e prazer, isolamento, agressividade nas relações profissionais e absenteísmo.

Como identificar e tratar Síndrome de Burnout?

O diagnóstico é realizado por psicólogo ou psiquiatra. Serão avaliados, além dos sintomas, sua duração e intensidade, também os históricos pessoal e profissional do indivíduo.

O tratamento será realizado com o intuito de restabelecer o equilíbrio, diminuir o estresse, a ansiedade e os sintomas, através de psicoterapia. Em alguns casos, será necessária medicação prescrita por psiquiatra.

Você que se identificou com esse conteúdo, busque ajuda para viver melhor.