Psicoterapia

image description

Na psicologia existem várias linhas de abordagem distintas, e cada linha possui suas técnicas e sua importância.


A psicoterapia aqui é dirigida para adultos e será conduzida seguindo a TCC - Terapia Cognitivo-Comportamental que é a linha da psicologia com mais sucesso no momento, por ter eficácia comprovada através de estudos empíricos e por ser de curto prazo de duração, comparada a outros tipos, já que o paciente é bem participativo durante o processo.


É indicada para quem busca saúde e bem-estar, e também tem apresentado excelentes resultados em pessoas que apresentam dificuldades de relacionamentos, ansiedade, depressão, estresse, transtorno pós-traumáticos, distúrbios do sono, obesidade, entre outros.


O tratamento com a TCC envolve um conjunto de estratégias terapêuticas com o objetivo inicial de identificação e mudança no padrão de cognição (pensamento). Assim, ocorre a compreensão do seguinte ciclo:


image description


O intuito da psicoterapia com TCC é fazer com que a pessoa, a partir do entendimento da influência de seus pensamentos e crenças negativas (suas verdades absolutas sobre si mesmo e o mundo), aprenda a lidar com suas emoções.

Dessa forma a psicoterapia ajuda o paciente a lidar de maneira mais saudável e verdadeira com seus problemas e proporciona o alívio dos sintomas, ensinando-lhe o uso de ferramentas/técnicas para que fique propenso a evitar a recaída e, com o tempo, torne-se seu auto terapeuta.

Entretanto, a eficácia do processo psicoterapêutico está também relacionada ao engajamento do paciente, e ao vínculo e confiança estabelecidos com a psicoterapeuta.

Todo o processo é conduzido de maneira sigilosa, de acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo que pode ser consultado no site www.crpsp.org.br

O primeiro contato ocorre através de uma entrevista, onde psicóloga e paciente podem se conhecer melhor, esclarecendo eventuais dúvidas.

Cada sessão tem 50 minutos de duração e o pagamento pode ser realizado sessão a sessão ou mensalmente.



CONVÊNIOS

Com relação a convênios, o paciente pode solicitar recibo para reembolso junto a sua operadora de saúde (verificar valor no plano contratado), visto que desde Junho/2010 a Agência Nacional de Saúde determinou que os convênios façam cobertura do atendimento psicológico. Maiores informações no site www.ans.gov.br